Siga-nos no Instagram: @fluindomoda

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Compartilhando ideias: Lumberjack, a marca de móveis e objetos de decoração que você vai querer conhecer

E aí pessuuuuuuuu! Já estavam ansiosos pela próxima entrevista de quarta-feira né?!

Hoje eu preciso compartilhar com vocês uma marca que me conquistou, a Lumberjack. Tudo começou quando um amigo me enviou uma carteira teste da marca e eu achei incrível, não só pelo designer simples como pela sua utilidade, mas falarei mais disso outra hora. Bora saber mais sobre a marca que tem a madeira como principal matéria-prima e o design funcional como lema! 

Resultado de imagem para móveis lumberjack
Carteira de madeira - Lumberjack

Onde tudo começou...

Lumberjack, como o nome já diz "lenhador", foi criada em 2014 pela junção de ideias de três irmãos (Saulo, Samuel e Jonas Matté Madalozzo), e não teria nome mais apropriado para uma marca que trabalha única e exclusivamente com madeiras. E vou falar, é cada produtinho maravilhoso!


Saulo é T.I., Samuel é designer e Jonas é engenheiro, para ver como tudo tá junto e misturado. E  realmente parece que o que eles tem mais em comum é a paixão pelo que fazem, pela maneira como fazem. "Gostamos do minimalismo, das linhas retas, das coisas bem feitas e bem pensadas, e acreditamos que um bom produto deve ser simples, durável e funcional." Com a ideia inicial de fabricar apenas móveis em madeira maciça em 2013 veio a ideia de fabricar luminárias e objetos de decoração, e hoje é o principal mercado da marca. Mas agora surge aquela dúvida, né?! Porque madeira? Bom, segundo Jonas isso é uma "herança" pois possuem um background familiar amplo nesse tipo de indústria (madeireira). Avô, tios e o pai que sempre trabalhou com madeira por hobby, com o tempo criou-se um número grande de maquinas para trabalhos com madeira. 

Matéria-prima

Sobre as madeiras utilizadas, algumas foram colecionadas ao longo de mais de 10 anos por tios, avô e pai. Também tiveram aquelas raridades adquiridas de estoques antigos. Ainda, possuem um acervo de matéria-prima que são adquiridas na abertura de um novo loteamento ou início de uma nova obra, onde muitas dessas arvores que ocupam o local devem ser retiradas, mas Samuel afirma que são todas legalizadas.   


 A política sustentável da marca é utilizar a matéria-prima da melhor forma possível evitando ao máximo o desperdício, isso se dá também pelo fato de possuírem um estoque pequeno e é pouco provável que consigam encontrar novamente essas espécies de madeira. Portanto uma grande parte dos produtos da Lumberjack são oferecidos em quantidade limitada e com uma certa exclusividade.  





 Os produtos 

Sobre os produtos eles afirmam "procuramos sempre valorizar a textura natural de cada madeira nos móveis que produzimos, e por isso não aplicamos pintura e nem tingimento nas peças em madeira nobre." E sobre as peças menores (carteiras e luminárias) eles dizem estar aplicando um acabamento ecológico a base de cera e óleo natural, evitando ao máximo a utilização de produtos químicos e mais tarde pode ser aplicado também à peças maiores.



Essa preocupação toda com o produto que fazem não é à toa, não. Segundo eles "um móvel em madeira maciça, que venha a durar 20 anos em uma residência tem impacto ambiental muito menor que um semelhante de mdf que dure por exemplo 10 anos. Lembrando que, um móvel em madeira fabricado com qualidade e bem cuidado, pode durar mais que 50 anos." 

Resultado de imagem para móveis lumberjack
Luminária Tripé em Imbuia - Lumberjack


Resultado de imagem para móveis lumberjack
Luminária Desklamp - Lumberjack
A marca em total transparência ressalta que por mais que eles tenha essa preocupação ambiental não é tudo 100% ecológico "se avaliarmos todo o processo, desde a extração da matéria-prima, fabricação, transporte, uso e descarte, tudo o que fazemos sempre gera algum impacto ambiental. Contudo o processo de extração e utilização da madeira maciça já é menos impactante do que a fabricação de chapas de mdf por exemplo." Mas eles enchem o peito para dizer que as lâminas que são feitas as carteiras, por exemplo, já são provenientes de reflorestamento. É o que eu sempre digo: "se cada um faz um pouco, a gente faz muito", por tanto se cada empresa pensasse em fazer um produto de forma consciente e responsável, nós teriamos

Onde encontrar?

"Basicamente temos 3 canais de venda. Vendemos diretamente para os clientes, vendemos para lojas que revendem e também temos a loja online, no qual comercializamos apenas produtos que produzimos em série. Através da loja online, conseguimos vender para todo o Brasil, contudo grande parte do nosso faturamento ainda vem do mercado local, já que boa parte da nossa produção é de produtos fabricados por encomenda."


Mesa lateral Crociato - Lumberjack



OBS.: A marca não é catarinense, mas é aqui do ladinho (Erechim - RS). 

Saiba mais sobre a marca acessando as redes sociais: @lumberjackwoodworking (Instagram) ou /lumberjackwoodworking (facebook). 

E aí, curtiram? Não deixe de nos acompanhar no Instagram @fluindomoda. Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, você entende de moda!!

Google+ Badge