Siga-nos no Instagram: @fluindomoda

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Clássicos do guarda-roupas: história por traz das listras

Queridinhas do verão, charmosas no inverno e estampa fixa de qualquer guarda-roupas. As listras! Não é de hoje que falamos delas, já que existem a muito tempo. Tanto tempo que é preciso vasculhar uma biblioteca. Também não é nenhuma novidade que estarão entre as tendências de Verão 2017, não é mesmo? Como tudo que é criado conta uma história, com as listras não é diferente. O que acha de saber mais sobre elas?! 


Há indícios muito antigos dos surgimento das listras, onde os homens já observavam essa padronagem em animais e passaram a usar como forma de camuflagem. Mais tarde nos tons de branco e marrom foram usados como simbolo de proteção por religiosos, em referência ao profeta Elias, que chegavam a Paris - vindos de Jerusalém. Porém para os europeus o padrão estava associado aos países islâmicos, e os religiosos assim, foram considerados hereges, e alguns até condenados a morte pelo uso do listrado.

Entrando na Idade Média, as regras do vestuário para dividir classes eram muito rigorosas (aí de quem não seguisse). As listras representavam divisão, contraste e marginalidade, onde eram usadas apenas por aqueles que estavam à mercê da sociedade como prostitutas e criminosos. Não à toa que mais tarde o listrado passou a vestir presidiários, bobos da corte e inclusive judeus durante o holocausto (triste) - o filme "La vita è bella" retrata esse período, vale a pena assistir. E mais uma vez  seus significados mudaram, onde as listras começaram a incorporar trajes de banho, roupas intimas e pijamas até chegar nos trajes dos malandros e marinheiros. 

Cena do filme  "La vita è bella"
Mas calma que nem tudo são espinhos, também são flores e com perfume Chanel. Isso mesmo! A maior estilista e mais revolucionária que o mundo já viu, Coco Chanel, observando esses uniformes da década de 20, resolveu criar roupas para si própria, o que virou febre entre as mulheres. De lá pra cá a padronagem entrou nas passarelas das semanas de moda, ganhou as ruas e nunca mais saiu.

Coco Chanel e seus trajes com listras
Como usar?

Hoje em dia vemos listras na vertical, horizontal, diagonal e a mistura de todas elas. É a padronagem mais vista no guarda-roupas de quem gosta de estampas clássicas, o que causa uma infinidade de combinações. Sendo assim, veja alguns looks e se inspire:

Inspiração: Looks para o final de semana:

look_masculino_listras_horizontais_roupas_10:

Instagram photo by @menwithclass via ink361.com:

Todos os dias vemos as fotos de pessoas usando sweaters, camisetas e casacos com listras horizontais em sites de streetstyle e nos perguntamos: “não era para evitar isso?” Realmente, es…:

Compre T-Shirts Masculinas na Taco | Em até 6x sem juros | Até 30 dias para troca grátis | Entrega rápida e segura em todo o Brasil.:

Com o homem atual mais receptivo a padrões em suas roupas, listras, riscas de giz e faixas tornaram-se comuns, permitindo até a repetição em mais de uma peça, como é o caso do exemplo desta semana,…:

Na moda masculina o estilo muitas vezes está acima do preço ou do luxo de uma peça de roupa ou acessório e o fato do tênis branco ter se tornado o coringa do guarda roupas masculino é uma prova dis…:

Richards | Verão 2014 masculino:

Listras:

Très Bien #fashion #mensfashion #menswear #mensstyle #style #outfit #ootd:

Men's Fashion | Menswear | Men's Apparel | Men's Outfit for Spring/Summer | Casual Style | Shop at designerclothingfans.com:


Pinterest's Best Dressed!:

Mens Street Style #PurelyInspiration:

A perfect dust color palette:

Para combinar com sua calça dobrada, tire seus mocassins do guarda-roupas.:


Siga-nos também no IG @fluindomoda




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, você entende de moda!!

Google+ Badge